quinta-feira, 21 de junho de 2012

SHOW DO HOMEM #4 – “A rádio é a companhia de quem a não tem”


 Com 18 anos já tem um vasto leque de projetos profissionais no seu currículo. Considera-se uma pessoa sonhadora, compulsiva mas acima de tudo feliz! Numa entrevista exclusiva ao nosso blog, contamos com a presença de Tiago Presley!


Se tivesses de te descrever, quais as palavras que escolherias para tal?
Sonhador, compulsivo.  Feliz.  Palhaço, mas sem nariz vermelho. Mas isso é bom, penso eu. Sou divertido, gosto de rir, de gargalhar. Estou sempre com as minhas piadas secas, mas as pessoas riem-se (Ps. Acho que só se riem porque têm pena de mim). Pronto, mas além de Palhaço… Sou um bom rapaz (não um rapaz bom).

Em termos profissionais, estudas ou trabalhas? Em quê?
As duas coisas. Estudo Ciências da Comunicação na Universidade do Minho – estou a terminar o primeiro ano-, e “trabalho” na rádio (RCP), escrevo para um blog da TVI (maistvi.com), para uma revista e sou repórter do Sapo (On The Hop).

Como surgiu o teu interesse pela rádio?
(som de flashback…) Desde os 6 ou 7 anos. Lembro-me de de fazer programas com o meu Walkman, mais tarde Discman… de criar estúdios de TV com almofadas, em que os brinquedos eram o público e eu era o apresentador e convidados (desvantagem de ser filho único). Mas, o interesse pela radio, em especial, surgiu quando eu tinha uns 10 anos, quando os meus pais me ofereceram um brinquedo que dava para fazer transmissões de radio num raio de 500 metros – eu estava no quarto, os meus pais ouviam no rádio sala; eu estava na cadeirinha do carro, os meus pais ouviam no rádio do carro. Era fascinante, naquela altura. Fui crescendo, as brincadeiras acabando, e aos 15 comecei a sério.

De que forma a tua família e amigos apoiam-te nos teus "sonhos"?
Sempre me apoiaram. Quando aos 15 comecei a fazer rádio (primeiramente online e depois fm), quando fui ao 5 para a meia-noite… os meus pais contavam à minha família (eram eles a contar porque eu tinha vergonha) e todos diziam o mesmo: “O Tiago? Não acredito...” – e não acreditavam porque eu era mesmo tímido. Mas depois ouviram/viram… e o apoio foi total, e ainda o é!

Quais os projetos/programas que fazem já parte do teu currículo?
Tenho a sorte de com 18 anos ter já um vasto leque de projetos no curriculum. Não sei quantos e para desfiar todos demoraria muito. Mas há alguns que marcam: Um dos primeiros foi “o melhor do 5”, um programa online de rádio sobre o 5 para a meia-noite, em que entrevistava os apresentadores, atores e equipa técnica do programa, bem como alguns convidados que passavam pelo sofá. Foi o inicio de tudo. Graças a isso fui convidado para trabalhar na Marcoense Fm e organizei a flash mob do 5 para a meia noite no Porto, que trouxe o programa ao Norte.
Mas “o programa”, o maior projeto até hoje, foi, sem dúvidas, o Tiago Presley Show na Marcoense FM – um talk-show de humor, com música, onde cheguei onde nunca pensei chegar – estive inclusive nomeado para os tweets de ouro 2011(e depois em 2012, também) na categoria radio com o grande Nuno Markl (comercial), Diogo Beja (antena 3) e Carlos Vaz Marques (TSF). O programa era sempre tópico nacional no twitter, tinha centenas de ouvintes por programa online e milhares via fm. Foi um sucesso que não esperava, e ainda hoje há pessoas que me falam do programa e que têm saudades.


 Tiago Presley foi um dos organizadores da Flash Mob no Porto do 5 para a Meia Noite

Como vai ser o teu novo programa de rádio? Podes-nos contar um pouco?
Vai ser um pouco diferente do que já fiz. Como a promo do programa diz “música, entrevistas e animação” são os ingredientes principais. Será todos os sábados às 23h, na RCP, com música para não deixar ninguém dormir… Estão a ver o Oceano Pacífico da RFM? Vai ser totalmente o contrario.
Mas esse é um dos programas. O outro é um projeto que pretendo que esteja no ar já no início do próximo mês: será um talk-show online (disponível em podcast iTunes, e outras plataformas). Terá sensivelmente uma hora, um convidado principal e um ou dois convidados para falar de temas específicos – promoção de cd’s, livros... Além disso terá umas rubricas – umas de humor, outras mais sérias. Ainda não posso revelar o primeiro convidado, mas serão sempre nomes bem conhecidos de todos. Deixo também o convite para quem tiver ideias e quiser colaborar que me faça chegar a ideia por mail (tiagodpresley@gmail.com)!

O que a rádio significa para ti?
É onde me sinto bem, o que me faz esquecer todos os problemas e sorrir. Quem faz uma vez rádio fica com o “bichinho”. Eu tenho esse bichinho!, é uma espécie de doença incurável. Quanto mais rádio fazes, mais queres fazer. E, acredita, não há nada melhor que o feedback positivo do público. Uma vez ia na rua e uma ouvinte começou do outro lado da rua a chamar por mim... veio ter comigo e disse-me “muito obrigado por me fazeres companhia. Vivo sozinha, és a minha companhia”. Não há nada melhor do que ouvir isso, porque rÁdio é isso mesmo, é ser companhia de quem não a tem.
Enfim, a rádio fascina-me. E acho que fascina toda a gente. Quantas vezes estás a ouvir rádio e toca aquela música que te toca no coração?, e ficas a pensar “como é que ele (quem está a fazer rádio) sabe que precisava de ouvir esta música? É este o lado mágico da radio.


Um conselho para aqueles que sonham em viver da comunicação?
Lutem, trabalhem. Podem ter todo o talento do mundo… mas isso não chega. É preciso muito trabalho, estar disposto a fazer tudo. Dar o melhor do melhor. Ler jornais todos os dias, saber um pouco de tudo – estar a par da atualidade, saber escrever notícias, gravar, editar vídeo, fotografia (hoje um jornalista é cada vez mais um “journalist backpack”).
O tempo das “vacas gordas” na comunicação acabou, especialmente na TV. Não vão para esta área a sonhar com a fama e dinheiro, assim não vão a lado nenhum, acreditem.

O que te faz sorrir e o que te faz chorar?
Tudo me faz rir, até as tragédias. Quem me conhece sabe que é verdade. Gosto de rir, por natureza. Sou positivista e isso ajuda-me muito.
Mas, sendo mais sentimentalista, o amor faz-me rir e chorar. A felicidade das outras pessoas faz-me sorrir. A ignorância deixa-me triste.
Mas sou uma pessoa que ri muito mais do que chora, sem dúvidas.

Como vês o panorama televisivo e económico do nosso país?
Hoje em televisão tem de se fazer omeletes sem ovos. Há muitas vozes criticas à programação da televisão portuguesa (falo dos 4 canais em sinal aberto) – eu também critico, claro. Mas se fores ver a televisão espanhola ou francesa, vais achar que a nossa é a melhor do mundo – a televisão reflete o país que somos.
Mas há muita coisa a melhorar, nomeadamente reconquistar o publico jovem. É preciso coragem para inovar e fazer muito com pouco, devido à crise em que estamos submersos.

O que queres dizer aos teus ouvintes que são fãs do teu trabalho?
Para os meus fãs? Portanto, para a minha mãe, pai e avós? (risos). Vá, para quem me ouve espero que continue a ouvir. Dou, ou tento dar, sempre o meu melhor. E, muito sinceramente, só gosto de fazer o que faço porque sei que tenho pessoas do outro lado. Eu adoro pessoas, adoro falar com pessoas. É uma seca falar sozinho. E rádio, televisão, imprensa, só faz sentido se estiver alguém do outro lado.

Onde é que as pessoas te podem acompanhar?
Em breve, (uhuh, falta pouco) podem acompanhar-me na RCP (www.radioclube-penafiel.pt), todos os sábados às 23h! E mensalmente, a partir de julho, no iTunes etc, no Pó-de-Talk! Estejam também atento aos Sapo On The Hop, que vou andar pelos festivais de verão!
Além disso, podem seguir-me no Twitter (twitter.com/tiagopresley) ou no facebook. Ah, e visitem o meu blog: eunaogostodepizza.blogspot.pt !
Beijinhos e abraços, conforme as preferências J

1 comentário:

Deixa o teu comentário. Obrigado!